MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
Chegou a hora de garantir uma vaga na rede pública de ensino de Minas Gerais para o ano de 2022. Começa nesta quarta-feira (17/11) o período de inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). Pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, poderão acessar o site cadastroescolar.educacao.
Deverá se inscrever no SUCEM o estudante que ingressará no 1º ano do Ensino Fundamental, com seis anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2022, e também aqueles que desejam ingressar nos demais anos de escolaridade da Educação Básica, vindo de outras redes que não a estadual ou municipais que aderiram à iniciativa.
Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2021 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará em 2022 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente, a ser cursado pelo estudante. Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Devem se cadastrar ainda o estudante matriculado em 2021 na rede estadual e que não renovou a sua matrícula para o ano de 2022 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.
Inscrição
No momento do cadastro, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo; data de nascimento; endereço completo; CEP; número da carteira de identidade do aluno, se possuir; CPF do aluno, se possuir; filiação ou nome do responsável legal, entre outros.
Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, no seu município, para realizarem a inscrição. É necessário adotar todas as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, em decorrência da pandemia COVID-19.
Para esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um documento com as principais dúvidas sobre o SUCEM. Clique AQUI para acessar o Perguntas e Respostas.
Encaminhamento para matrícula
Por meio do SUCEM, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, serão realizados de forma unificada, nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa. Assim, após a inscrição e divulgação do resultado, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do estudante e que possua vaga para a etapa pleiteada, poderá ser municipal ou estadual. Clique AQUI para acessar a lista com os municípios que aderiram ao SUCEM.
O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no SUCEM será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade
Os resultados da alocação serão divulgados no endereço eletrônico cadastroescolar.educacao.mg.
Matrícula
A matrícula dos alunos na rede pública deverá ser realizada nas escolas, no período de 20 de dezembro a 14 de janeiro, de acordo com o encaminhamento realizado pelo SUCEM.
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a documentação listada na Resolução SEE nº 4.643/2021.
Vagas remanescentes
O candidato que não realizar a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas, devendo submeter-se à inscrição para o processo de ocupação das vagas remanescentes. As inscrições para as vagas remanescentes serão de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2022.
Fonte: www.educacao.mg.gov.br
RES. SEE 4643 DE 22 DE OUTUBRO DE 2021
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores, em parceria com o Instituto Iungo, dá continuidade aos webinários do Ciclo de Formações sobre o Novo Ensino Médio, com o objetivo de promover diálogos e reflexão que contribuirão para a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino em 2022.
Esse será o 8º webinário de um total de 9 (nove), que estão sendo planejados para este ano de 2021, os quais são intercalados com a disponibilização de cursos autoformativos, que serão realizados na Plataforma Nosso Ensino Médio.
Não deixe de percorrer a Trilha Formativa antes do Webinário 8:Integração curricular e áreas de conhecimento, que acontecerá no dia 28/10/2021.
Link Webinário 8: Integração curricular e áreas de conhecimento https://youtu.be/wGGj9PZgNv8
Trilha Formativa disponível no site: nossoensinomedio.org.br
Ou entre direto na página: bit.ly/trilhaintegracao
Contamos com a participação de todos.
Equipe do Ensino Médio e Equipe do Jovem do Futuro.
O setor de Direitos, Deveres e Vantagens, da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, elaborou um documento orientador sobre o processo de emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) para fins de averbação, objetivando uma padronização, evitando erros o que acarreta em uma fluidez nos processos.
O referido material apresenta as orientações gerais para tramitação do processo, discorre brevemente sobre as etapas para emissão de CTC, detalhando a documentação obrigatória a ser analisada e, também, o requerimento de contagem de tempo o modelo de Declaração de solicitação de Contagem de Tempo de Contribuição na SEPLAG via Portal do Servidor ou via Protocolo SEPLAG.
Clique no link e acesse o documento:
ORIENTAÇÃO - PROCESSO DE EMISSÃO DE CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (CTC) PARA FINS DE AVERBAÇÃO.
Acesse os links a seguir e confira o cronograma e a Resolução SEE Nº 4.642:
- MANUAL SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO
- RESOLUÇÃO SEE Nº 4.642 DE 14 DE OUTUBRO DE 2021
- COMUNICAÇÃO SEE SG - GABINETE N 07/2021 (novo)
Confira o Manual de "Aproveitamento/Vinculação" de tempo em cargo efetivo, elaborado para melhor entendimento e padronização dos procedimentos.
O Manual de "Aproveitamento/Vinculação" de tempo em cargo efetivo, teve como base os procedimentos adotados pela SRE, nos setores de Direitos e Vantagens e Pagamento da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, visando um melhor entendimento por parte dos servidores das escolas, objetivando que o processo não contenha erros e seja padronizado, o que acarreta em uma fluidez maior nos lançamentos no SISAP, fazendo com que o processo de aproveitamento ocorra no menor tempo possível.
O material possui o passo a passo informando as etapas para organizar processo de aproveitamento de tempo em cargo efetivo e, também, os formulários necessários que deverão ser preenchidos.
Cabe destacar que os documentos protocolados que estiverem em desacordo com as orientações contidas neste manual serão devolvidos para adequação.
Clique aqui e acesse o Manual de Aproveitamento/Vinculação.