No dia 1º de dezembro de 2023 o professor André Luiz do Nascimento Quincas, Coordenador do Novo Ensino Médio e Professor de Geografia da Escola Estadual São Pedro- Piau, ministrou palestra intitulada "Novo Ensino Médio: o que é preciso saber? ”

no evento Educa ICB 2023, promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Educa ICEB tem como objetivo capacitar pesquisadores, professores e estudantes do ICB, bem como profissionais das redes municipais e estaduais de ensino, em diversas temáticas relacionadas à educação. O Professor destaca que “a palestra apresentada pelo Prof. André teve por objetivo divulgar o funcionamento do Novo Ensino Médio da rede estadual de ensino, além propiciar o conhecimento da Matriz Curricular. Na oportunidade, o palestrante pode explicar o funcionamento da matriz curricular demonstrando a aplicabilidade prática das disciplinas da formação geral, bem como as disciplinas dos itinerários formativos (aprofundamento nas áreas de conhecimento, Projeto de Vida, Introdução ao Mundo do Trabalho, Tecnologia e Inovação e disciplinas eletivas). No momento foi abordado o envolvimento dos discentes nas atividades escolares e o protagonismo que estes jovens estudantes devem exercer em seus cotidianos escolares, além da enorme importância de pensar um currículo dinâmico e que merece ser visto de modo multidisciplinar por parte dos professores, com trabalho em equipe e muito diálogo institucional”.