Atribuições da DIVAE:

Alteração de endereço de escola particular e municipal dentro de um mesmo município;
Autorização de funcionamento de educação infantil  da rede particular e municipal (exceto Juiz de Fora);
Autorização para funcionamento de escola particular e Municipal de novos cursos;
Autorização para extensão de série em escolas municipais e particulares de ensino fundamental;
Credenciamento e Recredenciamento de entidade mantenedora de instituição de ensino particular;
Encerramento de atividade de escola particular e municipal;
Interrupção, Paralisação e Reinício de atividade de instituição particular  e municipal de ensino;
Mudança de nome de escola;
Mudança e alteração de dados da entidade mantenedora de escola particular;
Reconhecimento de curso em escola municipal e particular;

(Responsáveis: Cristina Duque e Maria Helena)

Autorização para os profissionais:
Dirigirem escolas municipais ou particulares ;
Lecionarem em escolas municipais ou particulares;
Secretariarem em escolas particulares, municipais ou estaduais;

(Responsável: Flávia)

Análise e registro dos documentos:
Calendário Escolar
Plano Curricular;
Proposta Político-Pedagógica;
Regimento Escolar;

(Responsáveis: Absalão e Regina)

Escola Extinta:
Expedição de Históricos, Diplomas e Declarações de conclusão de curso de pessoas que estudaram em escolas particulares.

(Responsáveis: Fernanda e Vera)

Serviço de Documentação e Informação Escolar (SEDINE):

O SEDINE, setor subordinado a Diretoria Educacional (DIRE), é composto pelos servidores Monique, Regina, Mariluce e Lucy.
Quantitativo das escolas atendidas pelo Sedine (setembro/2016):

--> Privadas:  239
     --> Municipais: 310
 --> Estaduais:  94
--> Federais:    5

Total geral:    648

Atendemos às dúvidas dos nossos clientes, funcionários das secretarias das escolas privadas, municipais, estaduais e federais, através do telefone (32) 3312-8158, correio eletrônico ( Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ) ou pessoalmente (agendamento ou livre visita).

Nossas principais atribuições são:

Orientação aos auxiliares de secretaria das escolas sobre a correta operacionalização de vários sistemas;

Monitoramento dos dados lançados no SIMADE e no EDUCACENSO;

Atendimento às solicitações de dados por parte do gabinete e demais setores, entidades, autarquias, empresas, Universidades, sindicatos, etc.

Envio de relatórios de inconsistência e demais relatórios para Diretores;

Treinamento e repasse de instruções para Unidades Escolares;

Oferecemos suporte aos seguintes Sistemas:

Educacenso (utilizado pelas escolas privadas, municipais, estaduais e federais)

Radiografia detalhada da educação básica brasileira com informações de todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados

Abrange as diferentes etapas e modalidades: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

Coleta dados sobre estabelecimento de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula e ainda, o movimento e rendimento escolar.

Site: http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/

Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade):

é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, a alteração e exportação de dados      educacionais das escolas estaduais para o Educacenso;

Site: https://simade.caedufjf.net/SimadeWeb/login.faces

Portal Simade:

Site integrado ao Simade, que permite a criação de pacotes (componente e tapa)

Site: https://simade.caedufjf.net/portal-simade/home.jsf

Cadastro:

É um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais que contém os dados das Escolas/Prédios.