No dia do estudante, comemorado nesta quinta-feira (11 de agosto), Minas Gerais tem um motivo a mais para comemorar. Este ano, mais de 114 mil alunos retornaram à escola para estudar, número que representa novas matrículas no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual de ensino. Parte dessas matrículas é resultado da Campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM), mobilização promovida em 2015 pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), com o objetivo de trazer de volta mais de 170 mil estudantes, em idades entre 17 e 29 anos, que por algum motivo deixaram a escola ou não completaram o Ensino Médio.

As diversas oportunidades de acesso ao ensino superior, geradas nos últimos anos, foi quase unanimidade sobre os motivos de volta à escola, entre os alunos ouvidos pela SEE. As mudanças no ensino noturno resultantes das rodas de conversa, onde os alunos foram ouvidos e indicaram prioridades, também motivou esse retorno.

A possibilidade de início do primeiro horário às 19 horas (antes era às 18 horas) fez a diferença para muitos estudantes. Foi constatado que grande parte dos alunos do noturno deixava os estudos porque são trabalhadores que não conseguiam conciliar o tempo de saída e deslocamento do trabalho com o horário de entrada da escola e, por isso, acabavam perdendo o primeiro horário.

Com 17 turmas no noturno (duas da EJA), a Escola Estadual Santos Dumont, em Venda Nova, está entre as que mais receberam matrículas no início do ano de 2016. No segundo semestre, a EJA recebeu mais 63 novos alunos, 34 no 2º ano e 29 no 3º ano. Segundo o vice-diretor Rodrigo Ângelo Figueiredo são 688 alunos matriculados no ensino noturno.

Aos 12 anos, Luci Ferreira da Silva, hoje com 45, deixou a escola na zona rural da cidade de Ferros por decisão de seu pai. Aos 18, mudou-se para Belo Horizonte, onde concluiu o ensino fundamental no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) de Venda Nova. Parou de estudar novamente aos 24 anos e agora tenta recuperar o tempo perdido. “ Encontrei um ensino bem mais completo, com novas matérias e muitos trabalhos em grupo, o que ajuda em nosso desenvolvimento”, disse Luci.

Superintendência Regional de Ensino
Av. Barão do Rio Branco, 2.809, Centro.
5º, 6º e 7º andar
Juiz de Fora - Minas Gerais